Sentar-se em meditação não será egoísmo?

Se o Zen tem a ver com a compaixão, porquê sentar-se apenas em meditação? Não é isso egoísmo? Porque não fazer algo agora, já, para ajudar os outros?

A meditação é, fundamentalmente, para beneficiar todos os outros. Pode ajudar-nos, por exemplo, a estarmos menos auto-centrados em questões pessoais, profissionais, sociais e circunstanciais. Não podemos ser um veículo efetivo da verdadeira acção sem ego enquanto a nossa consciência-ego se interpuser entre nós e a necessária circunstância que está diante de nós.

O mestre Zen Dôgen encarava a ação moral correta como procedendo da sabedoria e da compaixão que designava como “não-dois”. Encarava assim a ação moral correta como procedendo do ver as coisas como realmente são, o que se nos manifesta em momentos de “sem pensar”. Livrarmo-nos do pensamento errado (distorcido), realizando a verdade, faz surgir a compaixão, incondicionalmente, sem desejarmos nada em troca. Se conseguirmos fazer isto integralmente, todos os nossos atos podem beneficiar os outros.

O verdadeiro vazio não tem religião, seita ou qualquer doutrina. Enquanto estivermos agarrados a conceitos, mesmo sobre a iluminação, o Buda ou o Caminho Aberto, estamos prisioneiros da nossa consciência, e a nossa verdadeira compaixão não pode operar. O verdadeiro ato de compaixão tem a sua origem além da mente consciente individual. Não pode ser gerado ou motivado por desejos pessoais.
Hôgen Yamahata

Mas é evidente que não precisas de alcançar a iluminação para começares a ajudar as pessoas.

cortesia de openway.org.au /tradução de José Eduardo Reis


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s